Trajetórias de seminários formativos em acessibilidade e inclusão em Universidades da América Latina

Instituciones involucradas 

UNIVERSADADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP (BRASIL); UNIVERSIDAD NACIONAL DE CUYO – UNCUYO (ARGENTINA) 

Destinatarios 

Estudantes pós-graduação, com ou sem deficiência, oriundos das universidades parceiras (MESTRADO E DOUTORADO) 

Duración del curso, indicando crédito horario total

Serão 04 seminários formativos de 02 a 04 créditos cada, sobre as seguintes três grandes temáticas: A. Modelos teóricos e conceituais da deficiência na América Latina; B. Acessibilidade em debate: caminho para uma Educação mais inclusiva;C. Produção da cultura letrada em Língua de Sinais em contextos universitários. 

Contenidos a desarrollar

Esta proposta tem por objetivo: a) oferecer um ciclo de seminários formativos para estudantes da pós graduação das universidades envolvidas e b) criar espaços formativos a partir de indicadores de acessibilidade que facilitam e/ou dificultam a permanência dos estudantes com deficiência nas instituições parceiras. c) promover o diálogo entre as universidades membros do CAAeD/AUGM, na perspectiva da interseccionalidade com o tema da deficiência como, por exemplo, aqueles que se debruçam sobre as temáticas de gênero, direitos humanos e atenção primária à saúde. 

Perspectiva pedagógica y metodología 

Pretende-se adotar metodologias inovadoras que devem orientar a formação e capacitação de estudantes da pós-graduação capazes de produzir conhecimento sobre o desenvolvimento de apoios, serviços e ações especializadas dirigidas a promoção de consolidação de práticas, culturas, políticas educacionais inclusivas em em diferentes instituições de ensino na América Latina, compreendendo a deficiência a partir de uma perspectiva interseccionalizada. 

Método de evaluación 

As professoras responsáveis pelos seminários realizarão atividades presenciais com seu grupo de alunos nas instituições de origem. Para a comunicação interinstitucional será utilizada a plataforma Meet, sistema de webconferência que proporciona uma experiência de aprendizagem on-line em tempo real. Com ele é possível compartilhar diferentes recursos como áudio, vídeo, apresentação e a tela do computador, sendo possível gravar a sessão de webconferência para posterior visualização. As atividades previstas contemplam: 

1. Aulas dialogadas e/ou expositivas sobre os referenciais adotados para o desenvolvimento do programa da disciplina. 

2. Apresentação de pesquisas relacionadas às unidades do programa. 

3. Debates reflexivos acerca de produtos temáticos da disciplina. 

4. Orientações para análise de gêneros sinalizados a ser apresentada pelos alunos 5. Apresentação e avaliação dos materiais didático e/teórico reflexivo. 

Apresentação de relatório de análise de produto de gêneros sinalizados (videorregistro em Libras) que circulam em plataformas institucionais de domínio público – 60% do conceito final. Participação e contribuição nas atividades síncronas e assíncronas previstas – 40% do conceito.