Sitio de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo

Foto: UFRGS
Foto: UFRGS

Pesquisadores da UFRGS lançam guia gratuito para a mídia no combate à Covid-19

A obra pode ser baixada gratuitamente aquim

Uma pandemia como a de Covid-19 exige estratégias para o combate à crise em si e para a comunicação a respeito desse processo. Pensando na atuação da mídia durante e após o confinamento social, os professores Luiz Artur Ferraretto, da UFRGS, e Fernando Morgado, das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), do Rio de Janeiro, produziram o e-book «Covid-19 e comunicação: um guia prático para enfrentar a crise«.

A obra pode ser baixada gratuitamente no site do Núcleo de Estudos de Rádio da UFRGS (NER) ou diretamente no link bit.ly/guianer. Com 62 páginas, o material foi planejado para ser visualizado com facilidade na tela de um celular e de outros dispositivos móveis. O conteúdo aborda questões como nomenclaturas relacionadas à Covid-19, alerta contra falsos especialistas e fake news, ética e responsabilidade do profissional de comunicação, manutenção dos negócios durante a pandemia, características do home office, entre outras.

Conforme os autores, o material baseia-se nas recomendações da Organização Mundial da Saúde para o combate à pandemia e representa um esforço conjunto dos integrantes do NER da UFRGS no sentido de extrapolar seu foco de estudo original em um momento que exige uma visão ampla, colaborativa e integrada de todos os protagonistas da comunicação.

Estão em fase de produção as versões do guia em espanhol, francês e inglês. Também posteriormente podem ser lançadas versões atualizadas do e-book, sempre que os pesquisadores identificarem necessidade de revisão do conteúdo, durante e após a epidemia de Covid-19.