Sitio de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo

Team spirit is a necessity during any work
Team spirit is a necessity during any work

Inscrições abertas para a terceira edição da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos

Campus Pampulha, em Belo Horizonte, de 13 a 17 de fevereiro de 2023.

A Cátedra Aberta de Direitos Humanos da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG vão promover a terceira edição da Escola de Verão ­- Educação em Direitos Humanos.

O curso de extensão se realizará de forma presencial no CAD2 (Auditório 104) do campus Pampulha, em Belo Horizonte, de 13 a 17 de fevereiro de 2023, das 8h30 às 17h.

As inscrições, gratuitas, estão abertas até a data de início da atividade, por meio de preenchimento do formulário eletrônico, disponível em português espanhol. As vagas são limitadas.

A formação é aberta a todos os interessados, em especial estudantes de graduação e pós-graduação, professores, servidores técnico-administrativos de universidades, gestores de políticas públicas e participantes de movimentos sociais e associações da sociedade civil.

O objetivo é promover reflexões aprofundadas sobre os princípios, valores e aspectos que marcam os direitos humanos, em especial à luz do contexto dos países da América Latina.

Professores de universidades públicas do continente vinculadas à Cátedra vão propor uma abordagem multidisciplinar, enfatizando aspectos históricos, políticos, sociais, educacionais, jurídicos, subjetivos e culturais dos direitos humanos.

As aulas serão ministradas por docentes de universidades vinculadas à AUGM. Eles abordarão, entre outros temas, a importância dos direitos humanos para o fortalecimento da democracia, igualdade de gênero e raça e desafios da segurança pública.

A carga horária será de 30 horas/aula e haverá emissão de certificado da UFMG para os participantes que concluírem 75% das atividades.

Edições anteriores

primeira edição da escola ocorreu, em fevereiro de 2020, no campus Pampulha da UFMG. A atividade inaugurou as ações da Cátedra, lançada no final de 2019. 

Já a segunda edição foi realizada virtualmente em função da pandemia de covid-19. As aulas aconteceram de maio a junho de 2021. Elas estão disponíveis no YouTube da Proex.

Integração

A Cátedra Aberta de Direitos Humanos da AUGM é atualmente coordenada pela UFMG, por meio da Proex. A organização da terceira edição da Escola de Verão tem apoio, pela primeira vez, da Universidade dos Direitos Humanos (UDH/Proex) e da Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFMG).

A AUGM reúne diversas universidades do Brasil, incluindo a UFMG, e de outros países da América Latina. A escola é apenas uma dentre as diversas ações promovidas pela Associação para fortalecer a pauta dos direitos humanos no continente e a integração e cooperação entre os países da região.

Em dezembro deste 2022, a Cátedra de Direitos Humanos da entidade promoveu o II Fórum de Direitos Humanos, que ocorreu na Universidade do Chile, na cidade de Santiago. O evento contou com conferência do ex-presidente uruguaio José Mujica na de abertura.

Outras informações sobre a Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos podem ser obtidas pelo e-mail udh@proex.ufmg.br ou telefone (31) 3409-4065.

EnglishPortugueseSpanish