Ligue: 2ª AUGM Winter Summer School on Protein Biophysics

Noticias universitarias

Após o sucesso de sua primeira edição no primeiro semestre de 2021, o Núcleo Disciplinar de Biofísica da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) convoca á 2da Escola de Verão – Inverno (EVI) «Técnicas biofísicas aplicadas ao estudo funcional e estrutural de proteínas” , que acontecerá virtualmente de 7 de setembro a 24 de novembro.
O curso é dirigido a bioquímicos, biólogos, químicos, biotecnólogos, físicos e outras carreiras afins, e visa que os participantes ampliem e / ou aprofundem seus conhecimentos nos mais diversos métodos biofísicos utilizados atualmente.
O curso iniciará com uma introdução geral que buscará dar os conceitos básicos necessários para a compreensão dos tópicos seguintes. Tópicos relacionados ao folding de proteínas, solubilização e reconstituição de proteínas de membrana, estrutura e função de peptídeos, proteínas fluorescentes e biossensores também serão abordados.
O curso também terá um importante componente em técnicas espectroscópicas como CD, FTIR, fluorescência, RMN líquido e sólido, espectroscopia de forças de moléculas individuais, determinação da estrutura de proteínas por raios X e Ressonância Paramagnética Eletrônica.
O estudo de proteínas por ITC, cromiscroscopia eletrônica e diferentes técnicas de simulação computacional também serão abordados.
Em cada tema abordado, os profesores principalmente são representantes do núcleo disciplinar de biofísica de diferentes universidades pertencentes ao Grupo Montevidéu, especialistas na área.


Inscreva-se aqui

Esta proposta visa dar continuidade ao trabalho iniciado na 1ª Escola, que teve cerca de 80 inscritos, dos quais 45 foram selecionados de acordo com diferentes parâmetros estabelecidos pelos membros representantes do ND Biofísica da AUGM.
“ O curso permitirá continuar a fortalecer a área de biofísica da AUGM através da divulgação dos trabalhos realizados em cada uma das universidades associadas , além de promover novas colaborações entre universidades, e possibilitar a implementação de escolas nesta matéria e nas que o são. considerado necessário ”, afirma você do Núcleo.