La crisis del agua en la cuenca del río Paraná: panorama actual y perspectivas del cambio climático

Archivo de noticias

El Núcleo Disciplinario Geotecnologías y Ciencias Atmosféricas (ND GyCA) de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) continúa con su ciclo de webinars sobre temas actuales y relevantes en sus áreas de actividad.

El próximo 17 de noviembre llevará a cabo su segunda conferencia, titulada «A crise hídrica na bacia do rio Paraná: panorama atual e perspectivas frente às mudanças climáticas», que está a cargo del la Dra. Michelle Simões Reboita y el Dr. Benedito Cláudio da Silva (vea sus cv abeviados abajo).

La actividad comenzará a las 17.00 horas (- 3 GMT) y será de paticipación abierta a través de  nuestro canal de YouTube: AUGM Oficial

El ND GyCA, en el ámbito de la AUGM, tiene como objetivos generales promover la integración académica de los grupos que trabajan en investigación y docencia en las áreas teóricas y aplicadas de GyCA.


Conferenciastas


Dra. Michelle Simões Reboita

Doutora em Meteorologia pela Universidade de São Paulo – USP (2008). Realizou dois pós-doutorados em Meteorologia pela USP, sendo um sanduíche com a Universidade de Vigo (Espanha). Foi associada júnior do Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics da Itália entre 2013 e 2016 e de 2018 ao presente é associada regular. É docente do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), orientadora do programa de mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UNIFEI, coordenadora do grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas Socioamientais (GPEPSA-UNIFEI-CNPQ) e pesquisadora do IRN, do Grupo de Estudos Climáticos (GrEC) do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (INCLINE) da USP. Atua em diferentes linhas de pesquisa e extensão incluindo a coordenação de projetos financiados pelos principais órgão de fomento do país. Além disso, tem atuado em projetos de pesquisa e extensão tecnológica no setor elétrico. Foi coordenadora do curso de Ciências Atmosféricas da UNIFEI de 2015 a 2017 e coordenadora adjunta de 2018 a março de 2020; membro da Câmara de Assessoramento de Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais (CRA) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) de 2016 a 2018. Desde 2017 é editora assistente da Revista Brasileira de Meteorologia e desde setembro de 2020 é consultora regional do World Climate Research Programme (WCRP) e desde outubro de 2021 integra o grupo de monção das américas do WCRP. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Sinótica, Climatologia e Modelagem Climática.

Dr. Benedito Cláudio da Silva
Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (2000) e graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI (1996). Atualmente é professor Adjunto na UNIFEI, onde ministra disciplinas e desenvolve pesquisas e projetos de extensão na área de Recursos Hídricos. Atua como professor nos cursos de graduação em Engenharia Hídrica, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil, além de ser docente e orientador nos cursos de pós-graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (MEMARH) e Mestrado Profissional em Engenharia Hídrica (MPEH). Participa como pesquisador e coordenador em projetos de pesquisa financiados pelos principais órgão de fomento do país, como CNPq, CAPES, FINEP e FAPEMIG. Tem atuado em projetos de pesquisa e extensão tecnológica em parceria com empresas privadas e instituições públicas do setor elétrico, como AES, ENERGISA e MME. Também atua em projetos nas áreas de recursos hídricos ligados a comitês e agências hidrográficas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. As principais áreas de atuação são: monitoramento e modelagem hidrológica, previsão de vazões, drenagem urbana, mudanças climáticas e hidrologia aplicada a geração hidrelétrica de energia.